Apucarana registra o 1º caso de dengue

Descarte correto do óleo de cozinha é regulamentado no PR
07/12/2017
Praça Rui Barbosa recebe feira de artigos religiosos
07/12/2017

A 16ª  Regional de Saúde de Apucarana confirmou o primeiro caso de dengue na cidade.  Trata-se de uma criança de 2 anos.

Após a confirmação do caso, as medidas necessárias como bloqueios na vizinhança, além de mais ações preventivas já foram realizadas na região Norte de Apucarana onde mora a criança.

De acordo com as informações, o caso é autóctone, foi contraído aqui mesmo no município.  De agosto até agora, segundo os dados, foram 150 notificações de possíveis casos de dengue na área da 16ª regional de saúde que abrange 17 municípios do vale do Ivaí.

104 casos já foram descartados, e outros 46 aguardam os resultados dos exames encaminhados ao Laboratório Central do Estado.

No último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA) de 2017, realizado entre 28 de agosto a 1º de setembro, Apucarana apresentou uma infestação predial de 0,5%.

O resultado classifica a cidade na condição de município de baixo risco em relação a uma eventual epidemia da dengue. Mas com o tempo chuvoso e quente, ambiente favorável para a proliferação do mosquito é preciso que os moradores continuem combatendo o Aedes aegypti.

O município através da Secretária da Agricultura continua distribuindo repelentes naturais. “ Deste 2013 a secretaria faz um trabalho de controle natural da dengue através da crotalária e citronela, os repelentes naturais são gratuitos,” ressalta José Luiz Porto, chefe da Secretária de Agricultura.

Os interessados podem buscar as sementes de crotalária e mudas de citronela na Secretaria  que fica localizada na  Rua Lapa, 127, telefone (43)3423-5020.

Crotalária: Imagine seu jardim com belas flores amarelas, atraindo energia positiva e beleza. Agora imagine que, além dessas características, essas flores atuam como repelente natural contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

Essa planta é a Crotalária Juncea, espécie que se adapta a qualquer habitat e cresce rapidamente nos jardins. A Crotalária em fase adulta atrai a libélula, inseto que se alimenta das larvas do mosquito, além de ser considerado predador natural do Aedes. O inseto distribui seus ovos na água parada, justamente onde o Aedes se prolifera, e quando os ovos da libélula eclodem, as larvas se alimentam das larvas do mosquito.

Citronela: A Citronela é Repelente Natural contra a Dengue e Prevenção para sua Família. A Prevenção da Dengue com Citronela pode ser feita plantando a muda em vasos para colocar na varanda ou plantada diretamente no solo.

A Citronela tem um leve aroma de eucalipto e repele mosquitos em um raio de 5 metros. Ter mudas de Citronela em sua Casa ou Apartamento é uma forma Natural, sem produtos químicos, de proteger sua família.

A repórter Sílvia Vilarinho conversou com o Secretário de Agricultura, a entrevista segue no áudio abaixo. 

Like
Curtir Amei Haha Uau Triste Grr