Apucarana aparece com destaque no novo mapa do turismo brasileiro

Agência do Trabalhador de Apucarana oferece 650 vagas nesta quarta-feira
6 de abril de 2022
Apucarana vai levar iluminação de LED para 25 bairros da cidade; veja a lista
6 de abril de 2022
Apucarana aparece com destaque no novo mapa do turismo brasileiro

O Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país. Dos municípios do Vale do Ivaí, apenas 13 estão no mapeamento de 2022, sendo que Apucarana aparece em destaque.

O prefeito Júnior da Femac revela que o setor recebe atenção especial por parte da administração municipal, o que justifica o crescimento do “status turístico da cidade” em nível nacional. “Apucarana tem um grande potencial para o turismo que, por falta de incentivo, ficou adormecido. Com envolvimento do poder público e ousadia de empreendedores privados, estamos deixando esta página no passado, como mostra o novo mapa do turismo nacional”, diz o prefeito.

Júnior cita que o município é polo de uma grande região. “Gradativamente, através da nossa Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), temos ampliado a divulgação das nossas belezas naturais, novos roteiros turísticos, nossa gastronomia e nossa força econômica”, diz o prefeito, destacando o portal na internet “Turismo em Apucarana”, atualizado diariamente e que pode ser acessado pelo endereço http://www.visiteapucarana.com.br. “A cada dia um novo turista descobre Apucarana e se encanta com nossos belos parques ecológicos municipais e a extensa paisagem rural que conta com empreendimentos já consolidados em diversas áreas: vinícola, pousadas, restaurantes, pesque-pagues, entre outras atrações que fomentam o turismo em família e de aventura em meio à natureza, com destaque ao trecho da “Serra de Apucarana”, ilustra o prefeito.

Um exemplo recente de incentivo ao setor do turismo, cita Júnior da Femac, é a estruturação de roteiros temáticos como o da Estrada Bela do Barreiro, na região do Contorno Norte de Apucarana. “Projetos que vão tornando a cidade ainda mais atrativa à visitação e conhecida como destino turístico, e que também está gerando interesse da Paraná Projetos, para que possam ser replicados em outros municípios do Estado”, elenca o prefeito, lembrando ainda do turismo de negócios. “Somos o maior pólo de produção de roupas, com destaque para o boné, jeans e camiseta”, complementa.

A secretária Municipal da Promatur, professora Maria Agar Borba, frisa que ao integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, Apucarana está credenciada a ações e recursos do Ministério do Turismo visando a ampliação do desenvolvimento da atividade turística local. “É um setor de fundamental importância na economia do nosso país, que gera emprego e renda para milhares de famílias”, realça a secretária.

Na nova classificação nacional Apucarana está na categoria “C”, em um ranqueamento de “A” a “E”. “Essa categorização leva em consideração alguns critérios como trabalhadores formais nas atividades do turismo, número de estabelecimentos de hospedagem, estimativa de turistas (domésticos e internacionais) e arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagem”, explica Maria Agar, secretária da Promatur.

Os dados sobre o município são atualizados periodicamente através da Amuvitur (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo), que é um órgão de governança regional do turismo, e da Paraná Turismo, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, responsável pelo Turismo no Paraná. “Para estar na categoria “C”, a cidade precisa ter no mínimo oito estabelecimentos de hospedagem, 56 empregados do setor, média anual de 670 turistas internacionais e 41,7 mil turistas domésticos, e arrecadação federal média de R$488,6 mil”, revela Maria Agar.  Segundo ela, a presença de Apucarana em destaque no novo ranqueamento é simbólica, pois o “Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem”.

 

Comments are closed.