Apucarana sedia encontros nacionais de Grafite e Breaking

Convênio da Saúde vai ofertar tratamento de oxigenoterapia hiperbárica em Apucarana
5 de agosto de 2022
São José e Mater Dei são campeões na fase municipal do “Bom de Bola”
5 de agosto de 2022
Apucarana sedia encontros nacionais de Grafite e Breaking

Foto: Prefeitura de Apucarana/ Divulgação

A Prefeitura de Apucarana confirmou para outubro a realização de dois grandes eventos nacionais da chamada cultura de rua. Com apoio da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), o mês inicia com a 9ª edição do Fábrica Cultural, que vai reunir – dia 1º – no palco do Cine Teatro Fênix, os melhores atletas de breaking do país em batalhas 3 X 3 (masculino e feminino). Já entre os dias 7 e 9, a atração fica por conta do 5º Encontro Nacional de Grafite – “Wall of Street 2022” que, além dos melhores artistas brasileiros, também deverá contar com a presença de ícones internacionais da expressão artística.

A organização das iniciativas começou a ser definida nesta quinta-feira (04/08), no gabinete municipal, em uma reunião entre o prefeito Júnior da Femac, a secretária da Promatur, professora Maria Agar Borba, o grafiteiro apucaranense Márcio de Luchtenberg, o Zion, o organizador do festival de breaking, César Ramos e o proprietário da Turboélice Publicidade e Design, Marlon Fonteque.

Ele lembra que o “Wall of Street” já tem raízes profundas na cidade sendo, na sua avaliação, as duas edições mais marcantes as realizadas no muro do Colégio Estadual Nilo Cairo, em 2019, e a do ano passado, que teve como tela o prédio do Centro de Artes e Esportes Unificados do Jardim América (Praça CEU). “Agora teremos essa novidade, que é o encontro nacional de breaking, que certamente também será um sucesso”, comentou o prefeito Júnior da Femac.

O organizador da 9º Fábrica Cultural, César Ramos, explica que o evento é uma realização da empresa apucaranense Manos Caps e que tem em seu histórico edições promovidas dentro da própria fábrica. Ele frisa que a expansão do evento, com apoio da prefeitura, visa promover o esporte. “Nas batalhas do dia 1º de outubro, no Cine Teatro Fênix, esperamos contar com a presença de cerca de 70 breakers, os melhores do Brasil”, informa Ramos.

A atração, que terá entrada franca, vai acontecer entre 13 e 22 horas. “A Manos Caps é patrocinadora da Confederação Nacional de Breaking e também de atletas, como o bboy Klay, que neste último final de semana ficou em terceiro lugar na batalha 1 X 1, no campeonato brasileiro, e tem índice olímpico”, revela. Uma atividade que começou como dança – originada nos anos 70 – o breaking recentemente se tornou um esporte olímpico e estará presente nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

O organizador do “Wall of Street 2022”, Zion, disse que o local da quinta edição do encontro nacional de grafiteiros ainda será definido em conjunto com a Promatur. “Também esperamos contar com mais artistas do exterior, conferindo ao evento o título de internacional. Estruturalmente, também estamos trabalhando para que seja o maior, com a inclusão de novidades que devemos confirmar em breve”, disse Zion.

 

 

 

 

Por Comunicação- Prefeitura de Apucarana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.