Atletas do handebol compõem time da Seleção Brasileira

Identificado trabalhador que morreu após cair em tanque de óleo
20 de julho de 2022
Apucarana começa a vacinar nesta quinta-feira crianças de 3 e 4 anos contra a covid-19
20 de julho de 2022
Atletas do handebol compõem time da Seleção Brasileira

Imagem: Prefeitura de Apucarana/ Divulgação

As competições do handebol da 61ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUP´s) contam com a atuação de representantes do Brasil em campeonatos mundiais. Duas atletas do time feminino participaram do Mundial Sub-20 e o goleiro da equipe masculina já participou de quatro Mundiais pela Seleção.

Anna Júlia da Silva, Maria Victória de Oliveira, Lauane Pereira, Lara Michele Peixoto e Luiz Ricardo Miles, o Rick, iniciaram no handebol de forma semelhante: começaram na escola ou em projetos municipais. Por conta do esporte, as quatro jogadoras saíram de suas cidades para morar e representar o handebol de Maringá através da Bolsa Atleta do município. História diferente de Rick, que é natural de Maringá.

Anna Júlia, que sempre assumiu a posição de goleira, foi notada para defender, literalmente, o Brasil. “Em março deste ano tive a oportunidade de ser convocada para o Sul-Centro Americano, em Buenos Aires. Fomos vice-campeãs e classificamos o Brasil para o Mundial. Conquistamos o 22° lugar. Foi uma experiência muito massa! Acho que é sonho de toda atleta”, conta Anna Júlia.

Lauane Pereira não participou do Mundial, mas atuou na classificação de segundo lugar no Sul-Centro Americano. Ela conta como funciona a convocação para participar da Seleção. “Sempre organizam o acampamento, uma fase de treinamento com diversas atletas brasileiras para observação e avaliação dos técnicos”, explica. Aproximadamente 60 meninas foram chamadas para esse acampamento, sendo que a seleção afunila para 21 atletas, e, por fim, 16 jogadoras.

Rick conta que começou a treinar na modalidade por influência de seu irmão. Seu progresso também fez com que ele entrasse para a Seleção. “Já joguei em quatro Mundiais pela Seleção Brasileira e sete Mundiais de Clubes”, explica. Ele atua pela Unicesumar nesta fase final do JUP´s.

Todos os atletas entrevistados na semifinal que ocorreu nesta terça-feira (19/07) já participaram de Jogos Escolares, Jogos Abertos, Jogos da Juventude e Jogos Universitários do Paraná, antes mesmo de iniciar a carreira profissional.

 

 

 

 

 

 

Por Comunicação- Prefeitura de Apucarana

Comments are closed.