Atletas “TOP” da região participam de evento

Saúde instala máquinas para exames laboratoriais
24 de novembro de 2017
Apucarana é ouro no futebol
24 de novembro de 2017
Atletas “TOP” da região participam de evento

Em evento realizado nesta quarta-feira (23/11), no Cine Teatro Fênix, 221 atletas bolsistas “TOP 2020” do Programa Talento Olímpico do Paraná (TOP), pertencentes às regionais de Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Londrina, receberam seus kits de identidade visual, composto por uniforme e mochila. Do total, 61 atletas são da regional Apucarana, sendo apucaranenses Beatriz da Silva Diogo (atletismo), Maria Júlia Piacentini Mendonça (tênis), Pedro Augusto Vanzella Canezin (atletismo) e Giovane Vieira de Paula (Canoagem).

A cerimônia oficial contou com a presença do secretário de Estado do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, do prefeito de Apucarana, Beto Preto, da coordenadora do Programa TOP 2020, Denise Golfieri, além de chefes dos Núcleos Regionais de Educação envolvidos e autoridades políticas de municípios com atletas contemplados com a bolsa, em sua edição 2017.

A atleta paralímpica de atletismo, Terezinha de Jesus (Teka), medalhista de bronze nos 100 metros na Paralimpíada Rio 2016, foi escolhida para subir ao palco e representar todos os bolsistas das regionais presentes. “Este apoio do Governo do Paraná é essencial para que nós, atletas, possamos desenvolver o nosso potencial sem outras preocupações. É só treinar para representar bem o Paraná nas competições rumo a Tóquio”, disse a paratleta.

O Programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2020) é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo/Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, executado com recursos oriundos do próprio Governo do Estado, de patrocínios diretos e de incentivos fiscais autorizados pelo Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Atende atletas em caráter de iniciação esportiva até aqueles de alto rendimento. “O TOP é o maior programa, em nível estadual, de incentivo ao esporte do país, que hoje tem patrocínio exclusivo da Copel”, destacou Douglas Fabrício, secretário de Estado do Esporte e Turismo. Ele explicou que a iniciativa foi criada pensando no ciclo olímpico e paralímpico Rio 2016, mas ultrapassou todos os objetivos e se consolidou como um modelo a ser seguido, sendo agora nominado de TOP 2020, visando a Olimpíada e a Paralimpíada de Tóquio.

“Já colhemos muitos resultados positivos com o TOP. Em relação à Olimpíada e Paralimpíada de Londres 2012, onde ainda não existia o programa, crescemos sete vezes em número de atletas paranaenses participantes, já na Rio 2016. Ao todo, 34 bolsistas do TOP se classificaram ou foram convocados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, sendo 32 atletas e dois técnicos. Entre os inúmeros resultados positivos, destacam-se as medalhas de prata de Ágatha Bednarczuk, no vôlei de praia, e Marcelo Santos, na bocha adaptada”, informou o secretário.

De acordo com ele, atualmente 1,6 mil atletas são assistidos em todo o Paraná com bolsa TOP 2020. “Nos últimos cinco anos, o governo Beto Richa já destinou cerca de R$25 milhões ao Programa Talento Olímpico do Paraná”, frisou Douglas Fabrício. No período 2011 a 2016, foram beneficiados 5.648 atletas e técnicos, com conquistas em

competições nacionais, títulos mundiais, sul-americanos, recordes pan e parapan-americanos.

Na avaliação do prefeito de Apucarana, Beto Preto, o programa TOP 2020 simboliza “um olhar de muito carinho pela carreira do atleta”. “Este programa constrói um alicerce para que o atleta possa galgar passos seguros em sua carreira, contribuindo para que possa superar obstáculos e focar simplesmente em acreditar no seu potencial, e que vai obter cada vez mais melhores marcas com o treinamento que faz”, disse o prefeito, que tem sido um grande incentivador do Esporte em Apucarana. “Saudando, os técnicos e atletas TOP aqui presentes, desejando a todos grande sucesso nas competições que vão participar, quero mais uma vez agradecer ao Governo do Paraná pela confiança em permitir Apucarana sediar mais uma grande competição estadual”, concluiu Beto Preto.

Apucarana sedia, desde o dia 17, a 60ª edição dos JAP’s. A competição, que será encerrada neste domingo (26/11), reúne seleções de 86 municípios em 19 diferentes modalidades esportivas, envolvendo cerca de 4,7 mil participantes, sendo 4.227 atletas e o restante formado por comissões técnicas, dirigentes e árbitros.

Comments are closed.