Avião ‘baleia” aterrissa no Brasil pela primeira vez e chama atenção

Brasil articula compra de vacina contra varíola dos macacos
24 de julho de 2022
Governo antecipa calendário do Auxílio Brasil
25 de julho de 2022
Avião ‘baleia” aterrissa no Brasil pela primeira vez e chama atenção

Está no Brasil o cargueiro Airbus Beluga ST, conhecido como avião “baleia”. Em sua primeira viagem à América Latina, a aeronave pousou na tarde deste domingo (24) em Fortaleza (CE). Nesta segunda-feira (25), o avião deve aterrissar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 16h.

Inicialmente, o avião estava previsto para chegar à capital cearense no sábado (23) e a Campinas no domingo. No entanto, uma tempestade em Dacar, no Senegal, impediu a aeronave de decolar, o que atrasou toda a programação.

A aeronave é conhecida pelo seu formato exótico, que se assemelha a uma baleia beluga, também conhecida por baleia-branca.

Conforme o site da Airbus, o avião tem 56,16 metros de comprimento, com 17,25 m de altura e 44,84 m de abertura de asa. O cargueiro tem carga útil máxima de 40 toneladas, com alcance máximo 1.650 quilômetros (km), a depender da quantidade de combustível e da carga.

A empresa indicou que a aeronave está disponível para companhias de frete como um meio para transporte de cargas de maiores dimensões, tendo um dos bagageiros de maior volume entre aviões civis ou militares atualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.