Beto Preto apresenta premiações

Hospital de Apucarana ganha equipamentos
27 de novembro de 2017
Vagas de emprego da Agência do Trabalhador
28 de novembro de 2017
Beto Preto apresenta premiações

Com a presença das equipes municipais envolvidas nas conquistas, o prefeito Beto Preto realizou nesta segunda-feira 27/11, no gabinete municipal, o detalhamento das três recentes premiações recebidas pelo Município.

No último dia 21, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a administração municipal foi condecorada em âmbito estadual no 5º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), pelos projetos:

“Biblioteca Itinerante: o prazer da leitura mais perto de você”, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação (AME); e pelo Programa de Implantodontia “Implantando Sorrisos, Aumentando a Autoestima”, da Autarquia Municipal de Saúde (AMS).

Já no dia 23, em Brasília, Apucarana figurou entre os cinco municípios brasileiros que conquistaram a “Medalha Paulo Freire”, pelo desenvolvimento do projeto “A Construção de Ações Cidadãs no Universo Escolar da EJA”. Concedida anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), a honraria identifica, reconhece e estimula experiências que contribuam para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Apesar das diversas dificuldades, a maioria herdada, como a enorme dívida financeira, nos últimos cinco anos temos vencido desafios e colhido frutos de trabalhos feitos de maneira humilde, árdua e com zelo pelo dinheiro público. Os resultados, mesmo a prefeitura pagando em todo este período R$70 milhões em dívidas, têm acontecido e não há prazer maior do que atender aqueles que mais precisam”, disse o prefeito Beto Preto.

 

Premiações recentes

Implantes: Apucarana é referencia Nacional

Paralelamente aos atendimentos de várias especialidades odontológicas, como endodontia (tratamento de canal), próteses, periodontia (tratamento da gengiva), cirurgia oral menor (extração de dente do siso), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Autarquia de Saúde se tornou referência nacional em implantes dentários pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O município, que começou a ofertar o serviço em 2013, já realizou 20 mil implantes em 5,5 mil pacientes. Levantamento feito junto ao portal DataSus aponta Apucarana como o município com maior número de procedimentos realizados em 2017 em todo Brasil. De janeiro a julho deste ano foram 10 mil implantes.

Em fevereiro deste ano, o serviço de implantodontia foi ampliado para pacientes da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana e também para a 22ª RS de Ivaiporã. Mais de 1,3 mil pacientes de 28 municípios da região já foram atendidos, com previsão de realização de 4 mil implantes.

O Centro de Especialidades Odontológicas deve começar a atender no novo endereço num prazo de 60 dias. Atualmente o CEO funciona no primeiro andar da Autarquia Municipal de Saúde.

Biblioteca Itinerante estimula leitura

O projeto “Biblioteca Itinerante: o prazer da leitura mais perto de você”, desenvolvido desde 2015 nas 37 escolas e 23 CMEIs da rede municipal apucaranense. Os estabelecimentos receberam estantes móveis repletas de livros para serem utilizados pelos alunos. É uma biblioteca para cada CMEI e uma biblioteca para cada sala de aula das escolas. As estantes são compostas por mais de cem obras literárias de autores consagrados como Ziraldo, Ruth Rocha, Cecília Meireles, Ringo Starr, entre outros. Entre os benefícios que a leitura diária traz às crianças, estão a potencialização da imaginação e da criatividade e o aprimoramento das habilidades de escrita e de interpretação de textos. Os resultados obtidos com o projeto são animadores. As notas dos alunos da rede municipal de ensino têm aumentado nas avaliações feitas pelos próprios professores e em testes externos, como a Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

Medalha Paulo Freire – EJA

Por meio do projeto “A Construção de Ações Cidadãs no Universo Escolar da EJA”, os alunos apucaranenses aprendem não apenas a ler e a escrever, mas também a reciclar o lixo, a formar hortas, a cultivar plantas medicinais, a preparar compotas de doces e a confeccionar peças de artesanato, entre outras atividades. O objetivo é transformar os alunos da EJA em cidadãos críticos, independentes e conhecedores dos seus direitos e deveres na sociedade. Atualmente, são 155 alunos matriculados na EJA em Apucarana. As turmas são ofertadas em sete polos, abrangendo as 37 escolas municipais.

A locutora e repórter Meri Pichelli conversou com o prefeito Beto Preto, a entrevista segue no áudio abaixo.

Comments are closed.