Campanha de combate à violência contra a mulher

Osmar Dias conhece projetos de Apucarana
23 de novembro de 2017
Apucarana garante recursos para a “Praça do Japão”
23 de novembro de 2017
Campanha de combate à violência contra a mulher

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os índices alarmantes de violência contra a mulher e enfatizar que trata-se de uma violação aos direitos humanos, a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana promove mais uma edição da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

Estatísticas oficiais revelam que uma em cada três mulheres no mundo será humilhada, estuprada, agredida ou abusada física ou sexualmente em sua vida.

“De todas as violações de direitos humanos que afetam as mulheres no mundo, a violência doméstica é uma das mais comuns”, informa Denise Canesin Moisés Machado, secretária Municipal.

Para que o debate chegue até a população, a prefeitura elaborou uma programação especial para os dias de ativismo, que visam divulgar a rede de proteção e atendimento disponível em Apucarana.

“Nossa secretaria disponibiliza um serviço gratuito e especializado de atendimento à mulher e proporciona fomento ao protagonismo feminino, buscando a capacitação e a inserção no mercado de trabalho”, detalha Denise.

Em Apucarana, conta a secretária, a campanha é promovida pela Prefeitura de Apucarana em conjunto com colaboradores e parcerias da sociedade civil. “As ações visam sensibilizar a sociedade, demonstrando que a violência contra a mulher existe como expressão da questão social na cultura machista e que necessita ser denunciada, reprimida e, antes de tudo, prevenida”, reforça.

As atividades de mobilização social elaboradas para a campanha em Apucarana vão até o dia 12 de dezembro e compreendem atos públicos, divulgação dos serviços de proteção, ações de sensibilização e fortalecimento da rede de atendimento a mulher.

A programação completa estará disponível no site oficial da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br) ou facebook da Secretaria Municipal da Mulher de Apucarana. “Temos o Centro de Atendimento à Mulher (CAM), que está sempre de portas abertas para atender nossas mulheres”, conclui a secretária. O telefone de contato, com ligação gratuita, é o 0800-645-4479.

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” é um evento idealizado pelo Instituto de Liderança Global das Mulheres e que desde o ano de 1991 acontece anualmente em todo o mundo.

Hoje mais de 160 países desenvolvem atividades entre os dias 25 de novembro e dia 10 de dezembro, lutando pela erradicação da violência e garantia dos direitos humanos das mulheres.

Dentro da campanha são celebrados o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres (25/11), Dia Mundial de Combate à Aids (01/12), Campanha Mundial do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra a mulher (06/12) e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

Comments are closed.