"Estética intencionalmente desconstruída” ou aceitação à calvície.... nova mania na internet
O corte de cabelo “calvão de cria” é a nova tendência que está fazendo sucesso nas redes sociais. Essa moda que imita calvície em diversas versões viralizou no TikTok e tem feito a cabeça de muita gente. Para alguns, é uma “estética intencionalmente desconstruída”; para outros, um aliado para disfarçar a calvície ou aceitar a perda de cabelo.
Tudo começou na Vikings Barber Shop, na cidade de Três Passos, no Noroeste do Rio Grande do Sul, com o barbeiro Márcio Campos. “O calvão de cria surgiu através de umas imagens na internet, certamente eram montagens, mas os guri foram até a barbearia concretizar o corte. Foi uma diversão, na qual ninguém imaginava que ia repercutir tanto, nem que poderia virar uma tendência. Só que para muitos isso é um problema real. A brincadeira leva para quem é calvo uma mensagem de aceitação”, conta o barbeiro Márcio Campos.
O primeiro vídeo do penteado, publicado no perfil do tiktok da Vikings Barber Shop, rendeu mais de 390 mil curtidas. “Calvão virou uma tendência”, conta o barbeiro, de 27 anos. “Tem gente vindo de Portugal falar comigo, dizendo que vai lançar o corte lá também. Páginas dos Estados Unidos estão compartilhando fotos e vídeos.” “Acredito que o ‘calvão’ e as ‘entradas de cria’ já viraram uma tendência. Tá estourado”, completa ele, se referindo ao outro corte em que as entradas na testa são acentuadas pela máquina de barbear.
O nome surgiu enquanto ele trabalhava, entre conversas e risadas, no cabelo de um deles: “Estávamos fazendo, conversando, dando risada e quando foi finalizado, ficou o ‘calvão'”, situa. “A parte de cima simula a calvície, então ‘calvão’, e ‘cria’ porque os guris são naturais daqui de Três Passos”, explica ele sobre a gíria utilizada para designar quem nasceu na cidade em que mora. Ao ser questionado sobre os motivos para o sucesso, o barbeiro do Rio Grande do Sul elenca dois pontos cruciais: algo diferente e que não passa despercebido.