Não é só o Rio de Janeiro. Conheça “Cristos” em municípios do Paraná

Apucarana Sports terá reforços para jogo contra o PSTC no domingo
14 de abril de 2022
Tarifa de água e esgoto da Sanepar terá reajuste de 4,96%
15 de abril de 2022
Não é só o Rio de Janeiro. Conheça “Cristos” em municípios do Paraná

O Rio de Janeiro tem o Cristo Redentor, um dos símbolos da “Cidade Maravilhosa” e do Brasil. No entanto, não é uma exclusividade carioca. Muitas cidades do Paraná também têm suas estátuas de Jesus, que – respeitando as proporções – atraem visitantes. Conheça alguns desses monumentos e suas histórias:

O polêmico “Cristo Libertador” de Ibiporã


Com 4,5 metros e 380 kg, o “Cristo Libertador” é a escultura mais polêmica do Paraná e, talvez, do Brasil. Instalada em Ibiporã desde 2014, a obra feita em aço e latão foi construída pelo artista plástico Henrique de Aragão, que também pintou a Abside da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana. A imagem gerou rejeição ao retratar o Cristo desnudo, coberto por uma pomba que representa o Espírito Santo e finalizada com um sol atrás, representado Deus Pai. Originalmente, a escultura iria compor o altar da Igreja Matriz de Colorado, na região de Maringá. A obra foi entregue em 1976, mas os fiéis acharam a estátua imoral e a obra foi enviada a Londrina, onde também não foi aceita pelas igrejas. Depois, na década de 90, o monumento ficou exposto na rotatória da Universidade Estadual de Londrina (UEL), mas como foi retirado e estava esquecido em um barracão da instituição. Então, a Fundação Cultural de Ibiporã e o artista decidiram pedi-lo de volta. Em 2012, a estátua foi levada para Ibiporã, onde foi restaurada e exposta novamente.

Cristo do Monge da Lapa 


O Parque Estadual do Monge é uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná, localizada no município paranaense de Lapa. Sua principal atração é a Gruta do Monge. O parque foi criado pela lei nº 4170, de 1960, e pelo decreto nº 8575, de 1962. Possui uma área total de 371,6 hectares, englobando uma vegetação remanescente da Mata Atlântica, portanto, é considerado uma reserva de Patrimônio Natural de relevante valor biológico para a região. Quase na entrada do parque, no alto da serra, localizada-se a estátua de Jesus Cristo que simboliza estar abençoando a cidade.

Cristo no centro de Paranacity


Uma imponente estátua de Jesus Cristo está instalada no centro de Paranacity, município na região Noroeste do Paraná. A obra foi construída na praça em frente à igreja da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. De braços abertos, o Cristo recebe os visitantes que chegam à cidade pela avenida principal.

Morro do Cristo em Guaratuba


A estátua de Jesus Cristo de Guaratuba, no litoral paranaense, foi doada em 1953 por Josefa do Amaral, viúva do vice-presidente do Estado do Paraná, João Cândido Ferreira. Originalmente, o local era conhecido na cidade como “Morro do Brejatuba” e, hoje, é chamado de “Morro do Cristo”. É um dos locais mais visitados de Guraratuba. A imagem foi confeccionada por João Fedao e seu filho Iswaldo. Para facilitar o transporte até o alto do morro, a estátua foi produzida em dez partes. No dia 23 de junho de 1953, foi realizada a festa de inauguração da imagem do Cristo no Morro Brejatuba.

Cristo de Santo da Antonio da Platina


Cidade centenária, Santo da Antônio da Platina está localizada na região do Norte Pioneiro, a 363 km de Curitiba. O Morro do Bim é, certamente, um dos locais públicos mais visitados do município, oferecendo uma visão ampla da cidade. É um ponto religioso e turístico, onde estão o Cruzeiro e a imagem do Cristo Redentor. A escultura foi instalada em 1998 pelo motorista aposentado João Batista de Oliveira e, anos depois, completamente restaurada pelo artista plástico Marcos Almeida. No local, acontece a celebração de missa na Páscoa e a procissão penitencial na Sexta-Feira Santa.

Estátua de 27 metros de União da Vitória


Erguida em homenagem ao padroeiro de União da Vitória, a estátua é uma das maiores imagens de Jesus Cristo no Brasil. Com 27 metros de altura, fixado sobre um pedestal de seis metros, o monumento abriga uma capela. Para chegar até o local, é preciso subir 219 degraus. Está localizada em um dos pontos mais altos da cidade – o Morro da Cruz -, oferecendo uma visão privilegiada dos municípios de União da Vitória (PR) e Porto União (SC).

Cristo Redentor de Francisco Beltrão


A estátua é o principal atrativo religioso da cidade e recebe grande número de visitantes anualmente, mas é na Semana Santa que os peregrinos de toda a região sobem o Morro do Calvário. O morro é também o endereço da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, inaugurada em 1961. A estátua do Cristo Redentor foi instalada no local em 1992 pela administração municipal.

Jesus de Santa Helena tem 12 metros


A estátua de Jesus Cristo de Santa Helena tem 12 metros de altura. A obra foi iniciada em 1999 e inaugurada em 31 de dezembro de 2004. O local possui uma capela para as orações e uma réplica de um metro de altura no seu interior.

Cristo de Novo Itacolomi


Nova Itacolomi, no Vale do Ivaí, também tem o seu Cristo. A estátua, de oito metros, fica em uma elevação no terreno no acesso a Borrazópolis pela Rodovia do Milho. Os fiéis também podem acessar o local por um atalho aberto ao final da Avenida 28 de Setembro.

Estátua de bronze em Cornélio Procópio


Cornélio Procópio abriga a maior estátua sacra de bronze da América Latina, com 14,9 metros de altura e 3 toneladas. A construção do Monumento iniciou-se em 1957 e terminou em 1958. A obra está no alto da Avenida XV de Novembro, bem no centro da cidade.

 

Comments are closed.