Durante sessão vereadores aprovam 2 projetos

Operação Muralha: Receita Federal reforça fiscalização na BR-277
3 de outubro de 2017
Licitação do transporte público deve sair em 4 meses
3 de outubro de 2017
Durante sessão vereadores aprovam 2 projetos

Na primeira sessão ordinária realizada no mês de outubro, os vereadores da Câmara Municipal de Apucarana votaram e aprovaram 02 Projetos de Lei e 04 Requerimentos.

Em pauta, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 97/2017 que institui o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, de autoria do vereador Gentil Freitas, que foi aprovado por unanimidade dos presentes. Também por unanimidade foi aprovado o Projeto de Lei nº 36/2017 que autoriza o Executivo Municipal a proceder a alienação do imóvel que especifica sobre a concessão de incentivos previstos na Lei Municipal nº 009/2002, de 25/03/2002, para a empresa Nathan Recicladora Eireli ME.

O vereador Lucas Ortiz Leugi apresentou quatro requerimentos que foram discutidos e aprovados: o nº 61/2017 que pede informações ao diretor da Copel /Telecom sobre a implantação da rede de fibra óptica de internet de alta velocidade na região da Vila Regina; nº 62/2017 que pede informações ao diretor da Sanepar sobre o cronograma da implantação da rede de esgotos no Jardim Por do Sol; nº 63/2017 que pede informações ao Prefeito municipal sobre a previsão para a realização da licitação visando a contratação da empresa que prestará serviços de transporte público coletivo de passageiros no município de Apucarana e o nº 67/2017 que pede informações ao diretor da RUMO/ALL Logística, sobre a manutenção geral da linha férrea no município de Apucarana.

Ainda na discussão do Requerimento e durante o primeiro expediente, Lucas Leugi cobrou explicações da empresa Rumo, após mais um acidente ocorrido em Apucarana.

No final da sessão os vereadores cogitaram a possibilidade de acionar a empresa na justiça. Também poderão pedir a presença na Câmara do representante do Ministério Público Federal para debater a questão e buscar uma solução para o problema. Leugi foi além e acenou com a possibilidade de apresentar mais uma Moção de Repúdio a RUMO/ALL, conforme já foi aprovado anteriormente.

A repórter Sílvia Vilarinho conversou com Lucas, a entrevista segue no áudio abaixo.

A vereadora Márcia Regina Sousa, falou sobre o Outubro Rosa, que será lançado nesta terça-feira 03/10, em Apucarana. “O lançamento da programação, realizada pela Prefeitura Municipal, será na Praça CEU, às 14 horas. Teremos várias atividades e queremos contar com a participação de todas as mulheres apucaranenses. É muito importante a participação e envolvimento de todas”, conclama a vereadora.

Segundo ela, a cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. “O tema da campanha para 2017 é “Unidas pela luta contra o câncer de mama”. Na Escola da Gestante, além de palestras e orientações com enfoque na prevenção do câncer de mama e de colo de útero ao longo do mês, teremos a coleta de preventivo até o dia 31 de outubro”, destaca.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão realizados atendimentos em horário noturno e nos sábados. “Serão realizados exames preventivos, orientações de auto-exame do câncer de mama, encaminhamentos para mamografia, bem como ofertas de testes rápidos, entre outros atendimentos”, detalha Márcia.

As mulheres devem entrar em contato com a UBS do seu bairro para se informar dos horários dos atendimentos e dos serviços oferecidos dentro da programação do Outubro Rosa.

 

Comments are closed.