Filhote de puma é resgatado após cães espantarem mãe do animal

Com 21 casos confirmados, Curitiba registra transmissão comunitária da varíola dos macacos
28 de julho de 2022
A cada seis minutos, uma mulher sofre violência no Paraná
8 de agosto de 2022
Filhote de puma é resgatado após cães espantarem mãe do animal

Animalzinho tem menos de sete dias de vida e, nesta sexta-feira, ainda estava com os olhos fechados / Foto: CAFS/Unicentro

Um filhote de puma foi resgatado em Prudentópolis, na região central do Paraná. O animalzinho foi abandonado pela mãe quando foi acuada por cães em uma propriedade da zona rural do município. Assustada, ela deixou a recém-nascida.

A pequena fêmea, que pesa 450 gramas, foi encontrada na área rural do município por agricultores. O resgate foi feito pelo Instituto Água e Terra (IAT) e por uma residente do Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, onde o animal está recebendo tratamento.

O professor, veterinário e coordenador do CAFS, Rodrigo Antônio Martins de Souza, explicou que a espécie também é conhecida como onça parda ou suçuarana. As manchas são comuns em filhotes da espécie.

Segundo o CAFS, o bichano tem menos de sete dias de vida. Até esta sexta-feira (29), a puma ainda estava com os olhos fechados.
Segundo os moradores que encontraram o animal, eles roçavam a propriedade quando cães viram a mãe do filhote e latiram. O animal se assustou e deixou para trás o recém-nascido.

O veterinário disse que se o animal tivesse sido deixado na propriedade para um eventual retorno da mãe, poderia se tornar presa fácil de outros animais.

“Ela estava carregando o filhote na boca. Derrubou somente pelo susto. Seria possível tentar devolver se fosse maior, mas recém-nascido iria perder temperatura muito rapidamente. Não acharam mais a onça também, que deve ter fugido pra longe”. (Com informações do G1 Paraná)

Fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.