O Fundo Monetário Internacional elevou de forma expressiva sua estimativa para o crescimento da atividade brasileira neste ano apesar das dificuldades enfrentadas pelas economias globais.
Em seu relatório: Perspectiva Econômica Global, o FMI passou a ver crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil neste ano de 1,7%, bem acima da taxa de 0,8% calculada em abril.
O mercado também vem elevando sua projeção para o crescimento brasileiro neste ano, após um primeiro semestre melhor do que o esperado, mas projeta um crescimento menor para o ano que vem, diante da expectativa de que o aperto monetário impactará a atividade produtiva brasileira.
Quanto ao resto do mundo, o FMI revisou para baixo a previsão do PIB mundial em 2022, em 0,4 pontos percentual. Segundo os novas projeções, a atividade global deve apresentar crescimento de 3,2%.
Entre os motivos que levaram o FMI a projetar para baixo as estimativas estão a inflação mais elevada em todo o mundo, desaceleração mais forte do que o esperado na China devido a novos surtos de Covid-19 e repercussões negativas da guerra na Ucrânia.
Fonte: CNN Brasil