Fundação financia reforma de centro municipal do Idoso

EJA abre matrículas para novas turmas
1 de dezembro de 2017
Ouriço é capturado em Colégio de Apucarana
1 de dezembro de 2017
Fundação financia reforma de centro municipal do Idoso

Dentro de 120 dias, os idosos que participam das políticas públicas da Prefeitura de Apucarana vão poder voltar a frequentar o Centro de Atendimento à Terceira Idade (CATI), localizado no Jardim Aeroporto.

Alvo constante da ação de vândalos, o local precisou ser fechado e as atividades foram descentralizadas, como o tradicional baile semanal, que passou a acontecer todas as sextas-feiras no ginásio do Sesi Apucarana.

A ordem de serviço para execução de uma ampla reforma foi assinada nesta quinta-feira (30/11) pelo prefeito Beto Preto, em ato realizado no gabinete municipal.

A vencedora do processo de licitação foi a empreiteira E. E. de Souza Serviços ME, de Mandaguari, com o valor de R$ 187.319,88. O investimento será feito via Fundo Municipal do Idoso com R$150 mil conquistados pelo Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa Idosa de Apucarana (CMDPI) junto à Fundação Itaú Social, e o restante será de contrapartida municipal.

“Parabenizo a ação pró-ativa do conselho municipal e da equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social, condutas que estão dentro da construção de um mandato participativo, onde defendemos que a agenda da cidade precisa ser construída através da comunidade via conselhos municipais. Também não poderia deixar de agradecer a Fundação Itaú Social e o Banco Itaú por abraçarem este projeto. É motivo de muita honra termos em Apucarana uma ação social desta importante fundação brasileira beneficiando a nossa comunidade da terceira idade”, disse o prefeito Beto Preto.

Representando a fundação, a gerente da agência Itaú da Praça Rui Barbosa, Ana Paula Ferreira Morguete, salientou a abrangência de ações da entidade. “A Fundação Itaú Social tem atuação em projetos voltados também às crianças, adolescentes, adultos, estando sempre aberta a novas iniciativas. Basta enviar que certamente passará por análise e, uma vez aprovado, receberá os recursos necessários para auxiliar o seu desenvolvimento”, disse.

Inaugurado em 30 de janeiro de 2006, o Centro de Atendimento ao Idoso de Apucarana é uma instituição pública gerenciada pela Secretaria Municipal da Assistência Social direcionada aos cidadãos com 60 anos ou mais de idade. Localizado à Avenida Aviação, o espaço ocupa as instalações da antiga sede da Associação dos Funcionários do INSS, que foi adquirida pelo município, reformada e adaptada ao projeto.

O local possui um prédio com mais de 700 metros quadrados de área construída e dois pavimentos. A parte externa do centro tem ampla área de lazer com quadra poliesportiva, campo gramado, piscina, churrasqueira, varanda. “A reforma fica neste momento concentrada nas dependências do prédio e também no reforço da segurança, visando dificultar atos de depredação e vandalismo”, explicou Carolina Zanchin, arquiteta do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). Segundo ela, serão realizados serviços de melhoria da acessibilidade com a construção de rampas e corrimãos, troca de piso, reforma de banheiros, revisão do telhado, instalações elétricas e hidráulicas, melhoria da ventilação natural, pintura, elevação de muro e portão.

Presente no ato, o chefe de gabinete da senadora Gleisi Hoffmann, Arilson Chioratto, prometeu levar a demanda da reforma e aquecimento da piscina para Brasília. “Não tenho dúvidas de que a senadora vai abraçar este pleito. É só me repassar o projeto que vou correr atrás dos recursos”, compromete-se Chiorato.

A secretária Municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, narrou os caminhos para a conquista dos recursos junto à Fundação Itaú Social, salientando a atuação da ex-secretária da pasta e hoje vereadora Márcia Sousa, e do então presidente do CMDPI, Domingos Farinha. “A ideia

surgiu durante uma reunião mensal do conselho, a partir de uma sugestão do seu Farinha. Muito disseram que não daria, mas a Márcia se empenhou, fez e enviou o projeto com total apoio do prefeito Beto Preto, e hoje estamos aqui a quatro meses de ver a sede do Centro de Atendimento à Terceira Idade reativado”, comemorou Ana Paula. Ela salientou o salto de qualidade de vida dos idosos de Apucarana a partir de 2013. “Hoje temos um conselho municipal ativo, 45 Grupos Conviver e temos um prefeito que luta pela inserção do idoso não só em atos de assistência social, mas em projetos culturais, esportivos, educacionais, entre outros”, concluiu a secretária.

Também prestigiaram a solenidade os vereadores Marquinhos da Vila Reis, Márcia Sousa e Francisley “Poim”, a atual a presidente do CMDPI, Maria Fernandes Spósito, representantes da Fundação Itaú Cultural Nelson Malacrida e Bruna de Oliveira. “Parabéns Apucarana por ter um prefeito que se preocupa com toda a população. No que tange à terceira idade, em 2013 criou o conselho municipal e, em 2014, o Fundo Municipal do Idoso, sem o qual não seria possível captarmos os recursos para esta obra, que nasceu de uma ideia brilhante do senhor Domingos Farinha”, concluiu a vereadora Márcia Sousa.

Comments are closed.