Fundo Social Sicredi Agroempresarial PR/SP

Jovem é preso com cocaína e crack no Jd. América em Apucarana
5 de abril de 2018
5ª Caminhada Eco Religiosa acontece em maio
5 de abril de 2018
Fundo Social Sicredi Agroempresarial PR/SP

Dando mais um exemplo de pioneirismo nas ações que fortalecem o desenvolvimento social das regiões em que está inserida, inicia-se neste mês de abril o cadastro das entidades filantrópicas associadas da Sicredi Agroempresarial PR/SP para terem acesso ao Fundo Social.

O Fundo Social tem por objetivo fortalecer ações desenvolvidas por entidades de cada município, que sejam associadas da cooperativa e que atuem em benefício da comunidade em que estão inseridas, destacando um dos diferenciais da cooperativa: o compromisso com a comunidade.

É uma conquista sobre a qual o presidente Agnaldo Esteves fala com muito entusiasmo.

“É um projeto inovador, em que o objetivo principal é melhorar a vida das pessoas, fazer com que se sintam valorizadas, e também cumprir o nosso papel social, ajudando a quem precisa”, afirma. A melhor contrapartida será o reconhecimento. “Queremos fortalecer a nossa cooperativa como a instituição financeira da comunidade”, enfatiza.

Projetos que podem receber recursos

A iniciativa visa a institucionalizar e regulamentar o Fundo Social na cooperativa, não como visão assistencialista, mas desenvolvimentista, para apoiar financeiramente projetos que venham a melhorar a vida da comunidade, tais como:

· Educacionais: para inclusão de pessoas com necessidades

especiais, inclusão digital de crianças, jovens ou adultos carentes;

· Culturais: folclore, música, teatro, desde que destinados à

inclusão social de crianças, jovens e adultos carentes da comunidade;

· Esportivos: que promovam a Inclusão social de crianças e

jovens;

· Saúde: que atendam à comunidade com iniciativas de saúde básica e preventiva.

Entre outros itens, o regulamento prevê que estarão aptas a receber os recursos entidades legalmente constituídas, com Estatuto Social e CNPJ, que sejam associadas, com movimentação regular com a Sicredi Agroempresarial PR/SP.

As inscrições dos projetos tiveram início dia 1º de abril, se estendendo até o dia 30. O regulamento e formulário de inscrição poderão ser retirados nas agências da Sicredi Agroempresarial PR/SP.

Solicitação de recurso

O processo para solicitação do recurso por parte das entidades será acompanhado e auditado. As etapas passarão por inscrição, avaliação do comitê, entrega do recurso, prestação de contas, entre outros.

A verba do Fundo Social é um percentual do resultado da cooperativa, de forma que é importante a conscientização dos associados no sentido de que quanto mais fizerem as suas movimentações, mais recursos para projetos a cooperativa poderá disponibilizar.

Essência do Sicredi

Conforme comentou o presidente da Sicredi Participações S/A e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, a criação do Fundo Social tem um link muito forte com a missão do Sicredi, que é promover o desenvolvimento econômico e social, além de agregar renda, atender e promover o relacionamento.

Dasenbrock salientou que as expectativas são de que o espírito de cooperação se estenda e alcance a colaboração aos projetos a que o Fundo será destinado. “Futuramente isso será ampliado, gerando resultados que ajudem a desenvolver várias frentes possíveis e necessárias”, analisa. “E no próximo ano teremos uma grande prestação de contas também no aspecto social”, conclui.

Comments are closed.