Guarda Municipal de Apucarana moderniza sistema de comunicação

PC de Apucarana prende acusado de esfaquear ex prefeito
22 de dezembro de 2017
Técnico inicia produção de vinho com uvas do Programa Terra Forte
23 de dezembro de 2017
Guarda Municipal de Apucarana moderniza sistema de comunicação

O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) entregou novos equipamentos de comunicação para a Guarda Municipal de Apucarana (GMA). São três rádios digitais móveis e quatro portáteis que vão agilizar o atendimento de denúncias e ocorrências. Os equipamentos adotam o “sistema trunking digital tetra”, utilizado com sucesso em outros países e que alia confiabilidade e eficiência nas transmissões de comunicação.

De acordo com Alessandro Carletti, comandante da Guarda Municipal de Apucarana, a comunicação entre o Centro de Controle e Operação (CCO) e os guardas era feito por celular. “Agora, três viaturas terão rádio móvel e ainda haverá quatro rádios portáteis que ficarão com os GMs. Isso significa que a informação passada será copiada pelas demais equipes e o atendimento será feito pela viatura que estiver mais próxima da ocorrência”, exemplifica Carletti.

As principais ocorrências atendidas pela GMA são relativas a usuários de drogas em praças públicas, maus tratos a animais e infrações de trânsito. “O novo sistema de comunicação também facilitará o trabalho de apoio em eventos, como por exemplo a Corrida 28 de Janeiro e carreatas, entre outros”, cita Carletti.

Os novos equipamentos vêm com a tecnologia tetra que, além do sistema de criptografia que impede a invasão do sistema, garante uma qualidade de voz constante, ao contrário dos sistemas analógicos em que a comunicação é afetada à medida que é reduzida a intensidade do sinal. “Os rádios também vêm com a tecnologia GPS, o que permitirá um melhor mapeamento da localização das viaturas e das equipes”, completa o comandante da GMA.

Os avanços no sistema de comunicação serão complementados com a implantação de um telefone gratuito para o recebimento de denúncias. “Atualmente, contamos com o número fixo 3422-7344 e em breve estaremos ativando o 153, um canal gratuito que ficará à disposição da população”, pontua Carletti.

Segurança no comércio – Quem aproveitou o horário estendido de funcionamento do comércio para realizar as compras de Natal em Apucarana percebeu a atuação conjunta da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Uma solicitação da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) ao prefeito Beto Preto, a operação conjunta garantiu maior segurança aos lojistas e consumidores. “Estivemos presentes em todo o quadrilátero central, posicionando equipe e viaturas estrategicamente nos pontos de maior circulação de pessoas, fechando todas as possíveis rotas de fuga”, disse Alessandro Carletti, comandante da Guarda Municipal de Apucarana.

Comments are closed.