INSS alerta para golpes que usam prova de vida como isca

O desemprego no Brasil neste 1º semestre, caiu ao menor índice desde 2015
29 de julho de 2022
Tribunal de Justiça anula júri que condenou réus do caso da Boate Kiss
3 de agosto de 2022
INSS alerta para golpes que usam prova de vida como isca

INSS afirma que não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial / Foto: Arquivo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou para um novo golpe que usa a prova de vida como isca. Criminosos se passam por servidores e pedem o envio de dados para evitar um suposto “bloqueio nos pagamentos”. As abordagens, segundo o INSS, podem ocorrer por mensagem de texto (SMS ou WhatsApp), telefone, e-mail ou até mesmo por carta. Os golpistas solicitam dados pessoais e fotos de documentos alegando que o protocolo evita a suspensão do benefício..

Em alguns casos, eles mandam links para que o segurado realize a biometria facial. “A pessoa que fala é muito segura e pode até passar algum dado pessoal do segurado com a intenção de dissimular a farsa”, ressaltou o INSS. O órgão também pede que as pessoas não enviem nenhum dado pessoal. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.

Assim, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. Se a abordagem for por mensagem de texto, bloqueie o número de telefone.Recomendação do INSS para segurados A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até 31 de dezembro deste ano. Nenhum benefício será suspenso até a data.

Segundo o INSS, tentativas de golpes devem ser denunciadas pela internet ou pelo telefone 135. Segurados que caíram no golpe são orientados a registrar um boletim de ocorrência, além de comunicar aos órgãos envolvidos, como o INSS e o banco em que recebe o benefício. (Com UOL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.