Jogos Universitários conhecem os primeiros campeões em Apucarana

Após mais de 70 anos, Casa Arno fecha as portas em Apucarana
17 de julho de 2022
Paraná soma 10 casos de Monkeypox
18 de julho de 2022
Jogos Universitários conhecem os primeiros campeões em Apucarana

Universidades do Oeste foram destaque no taekwondo

Os 61° Jogos Universitários do Paraná (JUPS) estão movimentando Apucarana desde sábado (16), com a presença de mais de 2 mil atletas. Os primeiros campeões já foram conhecidos no final de semana.

A primeira modalidade a encerrar sua participação na com,petição foi o taekwondo. As disputas aconteceram no Ginásio do Sesc em Apucarana e os vencedores foram conhecidos na primeira manhã de combates. Pisaram no tatame atletas do Centro Universitário FAG e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), ambas de Cascavel, e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de Curitiba.

A classificação final apontou a força das instituições de ensino superior do oeste paranaense na modalidade. A FAG garantiu o primeiro lugar, enquanto a Unioeste ficou em segundo lugar no masculino. O pódio foi completado pela Unicentro, de Guarapuava. No feminino houve troca no degrau mais alto. A Unioeste, levou o ouro, seguido pela FAG, com a UFPR Curitiba ficando com o bronze.

A classificação geral veio a partir dos confrontos do sábado (16). Pelo feminino, o pódio da categoria até 67 KG foi formado por Sara Wengrat, da FAG, em primeiro, e Beatriz Rebelo, da UFPR, em segundo. Para as atletas até 57 KG o ouro ficou com Emily Clara Aguiar, da Unioeste. Na mais de 67 KG o degrau mais alto foi garantido por Jaqueline da Silva, também da Unioeste.

Já no masculino até 80 KG, Fábio Junior da Silva (FAG) e Gabriel Tadioto de Oliveira (Unioeste) levaram o ouro e a prata respectivamente. No mesmo naipe, para atletas acima de 80 KG, Lennon Holler (FAG) garantiu o lugar mais alto do pódio seguido por Daniel Porfírio, da Unicentro. O terceiro ouro, desta vez para até 68 KG, foi para Artur Bueno, da Unioeste.

A classificação final apontou a força das instituições de ensino superior do oeste paranaense na modalidade. A FAG garantiu o primeiro lugar, enquanto a Unioeste ficou em segundo lugar no masculino. O pódio foi completado pela Unicentro, de Guarapuava. No feminino houve troca no degrau mais alto. A Unioeste, levou o ouro, seguido pela FAG, com a UFPR Curitiba ficando com o bronze.

XADREZ
Representando a UFPR de Curitiba, a atleta olímpica, Ellen Larissa Bail, foi a destaque das disputas do xadrez nos Jogos Universitários do Paraná (JUPS) que estão acontecendo em Apucarana. Ellen garantiu medalha de prata na categoria relâmpago e foi ouro no rápido, contribuindo para que o UFPR conquistasse o título geral da modalidade no masculino e feminino.

Com 6 anos de idade, Ellen iniciou a prática do xadrez e desde então, vem orgulhando o Paraná com inúmeras conquistas. Em seu histórico, ela coleciona títulos como, o vice-campeonato brasileiro dos Jogos Escolares, vice-campeonato por equipe nos GYMNASIADE disputado na Turquia em 2016, adulto de xadrez também na Turquia, conquistou o mundial sub-20, foi campeã brasileira em 2022 e 4º lugar no Brasileiro adulto, garantindo presença na equipe olímpica brasileira para as disputas do Mundial Olímpico de Xadrez, que será realizado de 27 de julho a 10 de agosto na Índia.

“É uma honra disputar uma competição tão grandiosa como os JUPS e poder representar Curitiba através do UFPR. Os Jogos oficiais representam muito para mim, pois foi neles que iniciei toda minha trajetória no xadrez. São excelentes competidores e isso contribuiu também para minha preparação rumo ao mundial. Estou muito orgulhosa com as minhas medalhas”, encerrou Ellen.

Com disputas somente no relâmpago e rápido, o xadrez nos JUPS foi encerrado na tarde deste sábado com os títulos gerais do feminino e masculino para a UFPR de Curitiba. No rápido masculino, Victor Pinheiro Costa, da UFPR, conquistou o ouro, no feminino, a Ellen Larissa foi ouro, o relâmpago masculino teve como campeão Eric Juliani, da UEM de Maringá, e no relâmpago feminino, o título foi para Clara Machado, também da UFPR de Curitiba.

BADMINTON
As disputas do badminton movimentaram a quadra de esportes do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, em Apucarana. Os duelos, realizados no sábado (16), foram válidos pelos 61º Jogos Universitários do Paraná (JUP´s) e apontaram os medalhistas das categorias masculina e feminina, além das instituições de ensino superior campeãs gerais da modalidade.

Pelo feminino, Júlia Stefany dos Santos Ferreira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ficou com o ouro, seguida pelas atletas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Júlia Berger e Júlia Seehagen, com a prata e o bronze respectivamente. As posições contribuíram para a Unioeste levar o título de campeã geral com as mulheres. Na sequência vieram a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Unicesumar. Na dupla feminina, as Júlias, da Unioeste, subiram no lugar mais alto do pódio seguidas por Juliana e Sabrina, da UEM, e Gabriela e Maiza, da Unicesumar.

A UEM garantiu o lugar mais alto do pódio no geral, seguida pela Unicesumar, no masculino. No individual, o ouro foi para Gabriel de Araújo (UEM), enquanto os atletas da Unicesumar, Guilherme Cordeiro garantiu a prata e Pedro Aoshima o bronze. Na dupla masculina, o título foi para Guilherme e Pedro, da Unicesumar.

Na dupla mista, Gabriel e Sabrina, da UEM, foram os campeões ao derrotar na final Gabriela e Guilherme da Unicesumar.

JUDÔ
Foram encerradas na manhã deste domingo, 17, as disputas do torneio de judô na fase estadual. Divididas em 10 categorias, as lutas aconteceram nas dependências do Clube 28 de Janeiro e tiveram domínio das universidades de Maringá. Na pontuação geral, a UNICESUMAR garantiu o título somando 51 pontos. Também de Maringá, a UEM ficou com o vice-campeonato, alcançando 25,5 pontos. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) fechou o pódio na 3ª colocação com 15 pontos.

Nas disputas do feminino, a UNICESUMAR garantiu títulos em 7 das 9 categorias. Já no masculino, o domínio foi maior ainda, com 8 títulos entre os 9 disputados. A UEM conquistou dois títulos, dois vices e dois terceiros lugares no feminino e também marcou presença com três vices, um título e três terceiros lugares no masculino. Para conferir todos os resultados do judô nos JUPS basta acessar http://www.jogosuniversitarios.pr.gov.br/modules/fase_final/uploads/2022_jups_coletanea_judo.pdf .

Os Jogos Universitários do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte. O evento conta com a parceria da Federação Paranaense de Desporto Universitário (FPDU) e Prefeitura Municipal de Apucarana e apoio da Persis Internet. A competição segue até quinta-feira (21).

Comments are closed.