Para evitar danos ao equipamento, Sanepar orienta proteger hidrômetro em dias frios

Ciclone subtropical pode evoluir para super tempestade no Sul
17 de maio de 2022
Hidrômetros podem quebrar em dias frios e Sanepar orienta cobrir
18 de maio de 2022
Para evitar danos ao equipamento, Sanepar orienta proteger hidrômetro em dias frios

Imagem: Sanepar/ Divulgação

A onda de frio intenso sentida pelos paranaenses já neste mês de maio antecipa também a necessidade de alguns cuidados com o hidrômetro. As baixas temperaturas podem provocar o congelamento da água na tubulação e até romper os equipamentos que fazem a medição do consumo de água.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a predominância de uma massa de ar polar sobre o Estado continua baixando as temperaturas em muitas cidades, inclusive com possibilidade de geada e de chuva congelada no Sul paranaense.

Por isso, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) orienta seus clientes a tomarem algumas precauções para que o hidrômetro não seja danificado, evitando transtornos como vazamentos, desabastecimento ou a necessidade de troca do equipamento.

A proteção do hidrômetro pode ser feita de forma bem simples, com uso de caixa de papelão, plástico, lona, madeira ou outros tipos de materiais que impeçam o acúmulo de gelo sobre o ele e o encanamento exposto, desde que não fiquem em contato direto com a estrutura.

O material deve ser de fácil remoção para que o leiturista possa fazer a medição do consumo.

Segundo o Simepar, o frio deve continuar intenso nos próximos dias, apresentando maior probabilidade de geadas na sexta-feira e no sábado (20 e 21). Para esta quarta-feira (18), está prevista temperatura mínima de 1ºC em Telêmaco Borba. Em Ponta Grossa, Castro, Irati, Inácio Martins, Palmas, Guarapuava, União da Vitória e Jacarezinho, a mínima prevista é de 2ºC. Em Londrina, Apucarana, Pinhão e Laranjeiras do Sul, os termômetros devem registrar temperatura mínima de 3ºC, e de 4ºC em Curitiba, Maringá, Cascavel e Pato Branco.

 

 

 

 

 

por Agência Estadual de Notícias

Comments are closed.