Califórnia escolhe prato típico; veja os municípios da região que têm a sua culinária própria

Caravana Sinos desembarca em Arapongas
23 de março de 2022
Menor de idade é apreendido após furto de panelas e colchão no Jardim Ponta Grossa
23 de março de 2022
Califórnia escolhe prato típico; veja os municípios da região que têm a sua culinária própria

A Prefeitura de Califórnia lançou uma enquete na internet para escolher o prato típico do município. Seis opções estão na “disputa”: feijão tropeiro, feijoada, frango assado, porco no tacho, galinhada e costela de chão.

A enquete foi lançada pela Secretaria de Inovação, Comunicação Social e Turismo. Clique aqui para votar.

Segundo a prefeitura, o prato típico mais votado será destacado em eventos do município. O questionário pode ser preenchido até 4 de abril.

OUTROS MUNICÍPIOS

Califórnia não é a primeira cidade da região a buscar na culinária uma marca própria. Em Apucarana, por exemplo, o prato típico é a costela bovina assada na brasa, que hoje é Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. A receita é servida tradicionalmente desde 1958 na Associação Filantrópica Ferra Mula, sempre às quartas-feiras. O Ferra Mula é uma entidade filantrópica.

Em Rio Bom, o prato típico é o “churrasco no espeto de bambu“, que tem até uma festa anual no município. Em Marilândia do Sul, tem o “porco no legume“; em Ariranha do Ivaí, a “polenta com frango caipira ao molho; e em Ortigueira, a “sopa de milho verde“.

Em Arapongas, a prefeitura chegou a fazer um concurso culinário e dois pratos típicos para representar a cidade foram escolhidos: “Happy Hour Arapongas”(frango empanado, acompanhado de molhos especiais feitos de abacate) e a Torta “Terra Roxa”. Será que pegou?

No Paraná, há vários pratos típicos marcantes. Em Campo Mourão, o prato típico é “carneiro no buraco”; em Toledo é o “porco no rolete”; em Guaíra, o “pintado na telha”, o pierogi, de origem polonesa, em Guarapuava e Prudentópolis; o “boi no rolete” em Marechal Cândido Rondon; o Eisbein, em Rolãndia; em Curitiba é a “carne de onça”, no litoral é o tradicional “barreado”; e na capital e cidades do Sul, o pinhão.

Clique neste link (Pratos Tipicos Paranaenses) e veja a receita dos principais pratos típicos do Paraná na série “Cadernos Paraná da Gente – Pratos Típicos Paranaenses”, elaborado pela Secretaria de Estado da Cultura em 2004.

Comments are closed.