Apucarana recebeu no final da tarde desta segunda-feira (28) o primeiro grupo de refugiados da guerra da Ucrânia. São cinco integrantes de uma família que vivia na cidade de Kharkvi, localizada a 20 quilômetros da fronteira com a Rússia.
São cinco refugiados, sendo três adultos e duas crianças: o brasileiro Rodrigo Rocha Coutinho, 52, casado com a ucraniana Olena Rudenko, 55; os netos Milana Litvnova, 8, Mikhailo Litnova, 5, e a enteada Anastasia Litnova, 34. Eles ficarão abrigados em uma chácara da Diocese de Apucarana.
O grupo foi recepcionado na rodoviária pelo prefeito Junior das Femac, vice-prefeito Paulo Vital e os secretários Nicolai Cernescu Junior (Gestão Pública), Maria Agar (Cultura) e Denise Canesin (Mulher e Familia). As mulheres receberam flores e presentes, enquanto as crianças ganharam chocolates e brinquedos.
Em Apucarana, o grupo contou que a cidade onde eles moravam foi uma das primeiras atacadas. A família fugiu inicialmente para Kiev e depois buscou abrigo na Polônia. Agora, os refugiados ficarão em Apucarana, que é uma das cidades com a maior colônia ucraniana no Norte do Paraná.