Acesso ao Núcleo João Paulo ganhará rotatória
O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac (PSD), anunciou na semana passada que uma nova rotatória será construída na cidade, desta vez no acesso ao Núcleo João Paulo I. O local, que é disciplinado atualmente por semáforos, é alvo de reclamações de motoristas. O município vem apostando nesse tipo de dispositivo para melhorar o trânsito.
Após garantir recursos estaduais para a duplicação de trecho urbano da BR-376, entre o Estádio Municipal Olímpio Barreto e o viaduto do Contorno Sul, o prefeito disse o município vai assumir as obras de duplicação dos cerca de 2,5 quilômetros da BR-369, entre a entrada do Núcleo Habitacional João Paulo I até o entroncamento com o Contorno Sul, nas proximidades do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM). No entanto, o projeto será executado em etapas com recursos municipais, começando justamente pela rotatória.
“O projeto contratado pelo município já foi entregue pela empresa licitada e, diante da complexidade e custos, decidimos que a forma mais viável de execução é promover a duplicação em etapas, sendo que a primeira será a construção da rotatória”, anunciou o prefeito Júnior da Femac.
Ele frisa que, na atualidade, o acesso ao bairro é um dos pontos mais críticos do trecho a ser duplicado e por isso foi priorizado. “O Núcleo João Paulo é um dos mais populosos desta região de Apucarana que, nos últimos anos, ainda viveu uma expansão residencial, comercial e industrial. Além disto, a Avenida Governador Roberto da Silveira (trecho urbano da BR-369), é a porta de entrada para quem vem do Vale do Ivaí, com trânsito pesado de caminhões e carretas. A construção desta rotatória irá contribuir muito para disciplinar o fluxo de veículos, garantindo maior segurança a todos os usuários. Estamos falando de um projeto para atender as necessidades de hoje e também do futuro, dando conta do desenvolvimento para os próximos 30 anos e, além da segurança, o projeto final tem como foco a fluidez do trânsito”, observa o prefeito, salientando que há no momento cinco loteamentos habitacionais em fase de aprovação para a região.
Com o final da concessão da rodovia, os trâmites de aprovação e autorização de execução do projeto ficaram menos burocráticos e devem ser finalizados em breve. “Toda documentação já foi protocolada junto ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER) e, assim que tivermos o sinal positivo, daremos início ao processo de licitação da obra”, garantiu o prefeito.