Saúde instala máquinas para exames laboratoriais

Vagas de emprego da Agência do Trabalhador
24 de novembro de 2017
Atletas “TOP” da região participam de evento
24 de novembro de 2017
Saúde instala máquinas para exames laboratoriais

Depois de iniciar o processo de informatização em agosto deste ano, o laboratório da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana acaba de receber equipamentos que vão triplicar a capacidade de análise de exames.

As melhorias implementadas no setor neste segundo semestre vão permitir, conforme estimativa do prefeito Beto Preto, que o número atendimentos salte de uma média de 12 mil, para 40 mil ao mês.

Das três máquinas que vão modernizar e agilizar análise de exames do laboratório municipal, duas já estão instaladas. A que realiza a leitura de hemograma está funcionando e a que realiza exames bioquímicos, como o de ácido úrico, colesterol, glicemia, uréia, entre outros, foi instalada e depende somente do treinamento dos servidores para operar o equipamento.

O equipamento de análise da urina, por sua vez, tem prazo de entrega para os próximos dias. “Hoje a análise da urina é feita manualmente e agora o serviço vai ser automatizado, permitindo elevar o número de análises diárias dos atuais 50 para até três vezes mais”, detalha a bioquímica, Beatriz Scaff.

“Todos os equipamentos são modernos e a previsão é de que estejam operando plenamente em janeiro. Trata-se de significativo investimento que irá aumentar a capacidade de produção do laboratório municipal”, avalia o diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta.

O laboratório municipal realiza 50 tipos de exames e o tempo de espera é em média de 30 dias. “O principal objetivo é reduzir ou até mesmo zerar a fila para realização de exames laboratoriais, melhorando a qualidade do serviço público de saúde para nossa população”, destaca o prefeito Beto Preto.

O investimento no laboratório da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) teve outro fator marcante há apenas três meses. Em agosto iniciou a informatização do processo para entrega dos resultados de exames laboratoriais.

O novo sistema, que está sendo implantando gradativamente, visa agilizar os procedimentos e ainda reduzir o número de vezes em que o paciente precisa se deslocar até o prédio da AMS para receber atendimento. Anteriormente era necessário ir três vezes ao prédio da autarquia: uma para marcar o exame com a guia de encaminhamento do médico da Unidade Básica de Saúde, a segunda para fazer a coleta de sangue e a terceira para pegar o resultado.

“A partir da automatização do processo, que estamos implantando gradativamente, o paciente virá ao prédio somente para coletar o material”, observa o prefeito Beto Preto

Comments are closed.