Sede do Samu passa por reforma

Acidente na BR 369 deixa três pessoas feridas
21 de dezembro de 2017
Apucarana vai realizar o 6º Duathlon Terrestre no Lago Jaboti
21 de dezembro de 2017
Sede do Samu passa por reforma

O prédio que abriga as centrais de regulação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Apucarana e do Samu Regional Centro Norte, responsável pelo atendimento de 17 municípios do Vale do Ivaí, está recebendo serviços de manutenção.

Coordenados pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) da Prefeitura de Apucarana, os trabalhos compreendem revitalização da pintura interna e externa, revisão do telhado e troca de alguns móveis.

“São intervenções necessárias, impostas pelo desgaste natural do tempo e do uso, inerente a um imóvel com cerca de 60 anos e que já há seis anos foi readequado para sediar este programa”, observa o prefeito Beto Preto.

Ele afirma que atualmente a população de Apucarana e região estão muito bem servidas no que tange o atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar.

“Temos um Samu muito bem estruturado, com profissionais capacitados em todas as funções e uma frota de ambulâncias com a manutenção em dia”, informa o prefeito Beto Preto.

Em operação em Apucarana desde 29 de novembro de 2004, atualmente o Samu 192 tem abrangência regional, atendendo a uma população superior a 350 mil pessoas.

“São cerca de 60 profissionais, entre o Samu Apucarana e o Samu Regional Centro Norte, compreendendo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores socorristas, radioperadores, pessoal administrativo e da limpeza”, relata a enfermeira Priscila Vieira Salviatto, coordenadora do Samu.

Ela considera que as melhorias estruturais para a sede do Samu, autorizadas pelo prefeito Beto Preto, garantem um conforto ainda maior à atuação de toda a equipe.

“Além da manutenção predial, já recebemos novos móveis e, em breve, outras melhorias serão viabilizadas. Já está tudo dentro do planejamento e autorizado pelo prefeito para ser licitado”, disse a coordenadora.

Além de Apucarana, os municípios atendidos pela regional do Samu são Cambira, Califórnia, Novo Itacolomi, Rio Bom, Marilândia do Sul, Faxinal, Mauá da Serra, Borrazópolis, Grandes Rios, Arapongas, Sabáudia, Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Marumbi, Kaloré e São Pedro do Ivaí.

Os dois municípios maiores – Apucarana e Arapongas – são servidos por três ambulâncias cada, sendo dois básicos e um avançado. Outras duas unidades básicas servem aos municípios de Faxinal e Jandaia do Sul. “Nossa central de regulação está preparada para atender toda a região, deslocando o serviço, seja ele básico ou avançado, onde for necessário”, conclui enfermeira Priscila. Segundo balanço entregue esta semana ao prefeito, de janeiro a novembro deste ano foram 8,5 mil ocorrências atendidas somente pela regulação do Samu Apucarana.

Comments are closed.