Técnico inicia produção de vinho com uvas do Programa Terra Forte

Guarda Municipal de Apucarana moderniza sistema de comunicação
23 de dezembro de 2017
Atleta do basquete apucaranense passa em peneirada da Sociedade Thalia de Curitiba
23 de dezembro de 2017
Técnico inicia produção de vinho com uvas do Programa Terra Forte

O secretário Municipal da Agricultura, José Luiz Porto, e o técnico agrícola da prefeitura, Marco Aurélio Bertasso, apresentaram ao prefeito Beto Preto um exemplar do primeiro lote de vinho produzido com uvas do Programa Municipal Terra Forte.

A agenda aconteceu nesta sexta-feira (22/12), no gabinete municipal. “É o programa avançando, gerando mais oportunidades aos produtores que se interessarem em diversificar ainda mais a economia de suas propriedades”, destacou o prefeito.

A produção é de responsabilidade do técnico Marco Aurélio Bertasso que, juntamente com o outro técnico municipal, Luiz de Faveri, em janeiro deste ano participou de um curso na EMBRAPA de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A espécie utilizada na fabricação é a “bordô” e o tipo de vinho produzido é o tinto seco.

“Estamos iniciando, até o momento foram apenas 80 litros, mas o desejo é aprimorar a cada nova produção e também diversificar os tipos”, disse Bertasso, que desde o início do programa presta consultoria aos produtores que receberam mudas de uva. A fabricação é feita na propriedade rural de sua família. “O método utilizado é o colonial e como resultado temos um vinho 100% natural, livre de qualquer composto químico”, diz.

O secretário José Luiz Porto, assinala que tanto Bertasso, quanto o técnico Luiz de Fáveri estão à disposição dos agricultores. “O produtor interessado em saber mais sobre como produzir vinho ou suco de uva na produção podem entrar em contato conosco, que eles concedem toda a assessoria, gratuitamente”, destaca.

Implantando em maio de 2014, o “Terra Forte” é direcionado aos agricultores familiares de Apucarana, disponibilizando insumos como calcário e fosfato natural reativo para fertilização do solo e mudas frutíferas de qualidade para expansão da fruticultura no município.

“A contrapartida dos produtores que aderem ao programa não é monetária. O retorno do investimento é dado ao município proporcionalmente em frutas, que enriquecem o cardápio das crianças e alunos das creches e das escolas municipais, bem como de entidades sociais”, lembra o prefeito Beto Preto. Os agricultores recebem toda a assistência técnica por parte da Prefeitura de Apucarana, que promove manhãs de campo, cursos, seminários, viagens de estudo.

Comments are closed.