Trabalho de jovens do Rio Bom é destaque no PR

Espaço da Mulher inaugura feira no Pirapó
22 de novembro de 2017
Vagas de emprego da Agência do Trabalhador
23 de novembro de 2017
Trabalho de jovens do Rio Bom é destaque no PR

Os estudantes Lucas Henrique de Lima de 21 anos e Heron Amadeu Gonçalves da Silva 22, ambos moradores de Rio Bom são finalistas do Programa Empreendedor Rural (PER).

Eles participaram de um curso ministrado pelo SENAR-PR, em parceria com a FAEP em Marilândia do Sul e desenvolveram o trabalho: Construção de barracão para conforto animal e o uso de aplicativo para controle geral e redução de tempo de produção animal em confinamento no sítio Santa Luzia. Com esse tema, os jovens ficaram entre os 10 melhores do Paraná. Ao todo, foram analisados 102 projetos.

“Nosso projeto visa primeiramente melhorar a genética dos animais na propriedade utilizando como base a inseminação artificial, e também a construção de um barracão onde aumentaria o conforto dos animais, aumentando assim a produção de leite da propriedade,” informa Lucas.

Ainda de acordo com o estudante, outro ponto importante do projeto seria a redução do tempo de confinamento dos animais em cocho. “Nós tiraríamos os animais que ficariam no pasto a cerca de um ano, reduzido esse tempo para 90 dias, a gente utilizaria a famosa ração auto grão,” explica o jovem.

Segundo Lucas um médio agricultor já conseguiria implantar o projeto na propriedade.

“Se ficarmos em décimo ou primeiro lugar será uma honra pra gente de qualquer jeito. Estamos felizes e orgulhosos, não esperávamos por isso. Moramos numa cidade pequena, onde é difícil o acesso de algumas informações, e conseguir realizar um projeto e ficar entre os 10 melhores do Paraná é uma grande honra,” finaliza Lucas.

Os vencedores serão conhecidos no dia 1º de dezembro, durante o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, no Expotrade Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Os três primeiros colocados ganharão uma viagem para o exterior, o local ainda não foi definido.

A repórter Sílvia Vilarinho conversou com o estudante, a entrevista segue no áudio abaixo.

Heron Amadeu e Lucas de Lima.

 

Comments are closed.