Local escolhido, na saída para Astorga, fica a 20 minutos do centro de Maringá / Foto: Reprodução
Vai dar praia em Maringá. A Prefeitura daquele município definiu o local onde será a “prainha” artificial da cidade. O prefeito Ulisses Maia (PSD) assinou nesta segunda-feira (21) um decreto com a definição da área. Segundo a prefeitura, o local onde funcionará o ponto de lazer fica na saída para Astorga, na área rural do município, próximo ao antigo Thermas de Maringá. O acesso deve ser feito pela PR-317.
“Será mais um equipamento de lazer que disponibilizaremos à população e que se soma aqueles que já entregamos em nossa gestão”, enfatizou o prefeito. Um decreto tornou duas áreas da cidade como de Utilidade Pública visando estudos para implantação do Parque das Águas, como está sendo chamado o projeto. As áreas, juntas, têm 116 mil metros quadrados (9 alqueires).
Os estudos para definição do projeto final serão realizados em conjunto pela Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Urbanismo e Habitação.
O pré-projeto prevê prainha com piscina de ondas, redário, parque infantil, quadras esportivas, banheiros, vestiários, área gourmet e estacionamento. Pode haver alterações, conforme a evolução das pesquisas.
Os secretários Robson Xavier (Esportes) e Estevão Palmieri (Urbanismo) estão se reunindo com técnicos de diversos parques de águas de cidades como Foz do Iguaçu, Brasília e Rio de Janeiro em busca do modelo ideal para Maringá.
O cronograma prevê estudos para definição da área exata que será utilizada, elaboração de projetos, processo de desapropriação, licitação e início das obras.
Conforme a prefeitura, a entrada no parque será gratuita. Além disso, o município deve terceirizar a manutenção do local.
A obra deve ser feita com parte dos recursos do superávit do município, em 2021. Apesar disso, a gestão municipal ainda não informou a estimativa de investimento nem prazos para que a obra seja entregue.